Faça Download desse estudo em pdf e do planner ao final do post

  1. Senhor, ensina-nos a orar!

Orar é pensar os pensamentos de Deus à maneira de Deus. Pensamentos que sempre serão ouvidos e respondidos. Thabiti Anyabwile

       Antes de qualquer coisa, já podemos perceber que orar não é sobre NÓS mesmos, mas sobre Deus! A oração muda a nós mesmos, de maneira que orar não é barganhamos uma causa diante de um Deus pouco disposto a nos ouvir. Orar é alinhar nossa vontade à vontade de Deus, que a Bíblia diz ser boa, perfeita e agradável (Rm 12:2).

     Costumamos ouvir que orar é simplesmente “falar com Deus”, e de fato o é! Mas a oração também é um benção deixada por Deus para nós para que possamos estabelecer comunicação íntima com Ele! Imagine você estando em um relacionamento em que não consegue se comunicar com a pessoa… Que frustrante, hein? No mínimo, a falta de diálogo acabaria com o relacionamento. Mas o relacionamento com Deus é de mão dupla, onde falamos com Deus através da oração, e Ele fala consoco através da sua Palavra. Certamente este é o relacionamento mais recíproco e de maior intimidade que Ele deseja para nós do que qualquer outro.

       Jesus também orou por nós (leia João 17) e a Bíblia também diz que o Espírito Santo intercede por nós diante de Deus (leia Romanos 8:26) nos ajudando a orar como convém. Saber que antes mesmo de nossa existência Jesus orou por nós, e que temos o auxílio do Espírito Santo deve ser de grande motivação para nós investirmos em uma vida de oração! No entanto, o mesmo versículo de Rm 8:26 diz que nós não sabemos como fazer isso! É verdade, todas as pessoas passam por isso, inclusive os discípulos de Jesus: Em Lucas 11 eles pedem a Jesus que os ensine a orar e ele os atende, veja algumas recomendações que Jesus deixou para nós sobre oração: Lucas 11:1-13; Mateus 5:15.

Portanto, precisamos aprender a orar. Uma criança aprende a falar porque seu pai fala com ela. Ela aprende a falar a língua paterna. Assim também nós aprendemos a falar com Deus, porque Deus falou e fala conosco. Pela Palavra do Pai no céu, seus filhos aprendem a comunicar-se com Ele. Ao repetir as próprias palavras de Deus, começamos a orar a Ele. Não oramos com a linguagem errada e confusa de nosso coração; mas pela palavra clara e pura que Deus falou a nós por meio de Jesus Cristo, devemos falar com Deus, e Ele nos ouvirá. Dietrich Bonhoeffer

  1. Como iniciar uma vida de oração:

         Esta sessão vai nos ajudar também a como utilizar o planner de oração ao final do estudo:

      ORE, ORE, ORE! Parece óbvio, mas você só vai conseguir viver uma vida de oração tomando coragem e iniciativa para orar.

        SEPARE MOMENTOS e horários em que você possa estar a sós com Deus;

        TENHA LUGARES DE ORAÇÃO particular, pública e em grupo;

        SEPARE PEDIDOS DE ORAÇÃO por pessoas ou grupos por quem pode orar;

        ORE EM GRUPO com outros cristãos que possam te ajudar a se fortalecer;

        TENHA VERSÍCULOS que você considerar encorajadores e proveitosos para oração.

  1. Como e quando devemos orar?

     CONSTANTEMENTE (1 Ts 5:17; Rm 12:12; Cl 4:2): A oração deve ser perseverante e constante. Além de termos nossos momentos de oração, orar sem cessar é também manter nossos pensamentos em Deus entregando à Ele as decisões de nossa vida.

      NO ESPÍRITO (Rm 8:26-27; Rm 8:14-17): Orar no Espírito é orar guiado pelo Espírito, orar controlado pelo Espírito é orar de acordo com a vontade de Deus. Essa oração é um direito inato de todos os feitos filhos de Deus.

  1. Pelo que e por quem devemos orar?

      PELO REINO (Mt 9:38; Cl 4:3-4; Lc 6:28; Mt 18:21-35): Devemos orar por trabalhadores, crescimento do evangelho, pastores, missionários, cristãos perseguidos e etc. Devemos pedir por Igrejas e pastores saudáveis (principalmente em nossos tempos tenebrosos).

      PELO PRÓXIMO (Ef 6:18; 1 Ts 4:3; Mt 5:44; Gl 5:16-25): Orar em favor dos outros é uma expressão visível de amor e cuidado. A vida cristã é uma vida em família, ore por outros cristãos e pelas famílias deles também! Dentro deste aspecto, Jesus nos ensina a não apenas orar pelos nossos amigos, mas também por aqueles que nos perseguem e nos maltratam. Que difícil!

    PELAS AUTORIDADES (Rm 13:1-2; Ef 6:1-3): A Bíblia afirma que toda autoridade foi constituída por Deus, portanto, devemos orar por sabedoria e justiça para todos aqueles que estão em posição elevada a nossa ou exercem liderança. Como por exemplo, nossos pais, professores, governantes, chefes, gerentes, presidentes e etc.

    POR VOCÊ MESMO (Tg 1:5-6; Pv 28:13): A oração é um momento para agradecer a Deus, louvá-lo pelo que Ele é e tem feito em sua vida, também é um momento para confessar seus pecados de maneira segura e pedir arrependimento através do Espírito Santo. Apresente seus pedidos pessoais diante de Deus e tenha fé que Ele está com os ouvidos atentos ao nosso clamor. Muitos dos fracassos na vida de oração se devem a falta de fé de que Deus nos ouve e está pronto a responder segundo a Sua soberana vontade. Se fomos feitos filhos de Deus, podemos orar em paz e com fé que Ele nos ouve pelo Espirito Santo e nos aceita através de Jesus Cristo.

FAÇA DOWNLOAD DO ESTUDO EM PDF E DO PLANNER DE ORAÇÃO AQUI:

No estudo há um exemplo de como preencher seu planner

A BENÇÃO DA ORAÇÃO

planner de oração

REFERÊNCIAS

Bonhoeffer, Dietrich. Orando com os Salmos. Tradução de Martin Weingaertner – Curitiba: Encontro, 2010.

Anyabwile, Thabiti M. O que é um membro de uma igreja saudável?. Tradução de Francisco Wellington Ferreira – 2 ed. – São José dos Campos, SP: Fiel, 2016.

 

Anúncios